top of page

Moitará

Grupo UM + Opavirará!

moitara-2-web.jpg

Em 2008, o GrupoUM e o Opavivará! (na ocasião reunindo os artistas Nadam Guerra, Domingos Guimarães e Caroline Valansi, Daniela Kohn, Daniel Toledo, Pedro Victor Brandão, Julio Callado) iniciaram uma rede de trocas feitas com uma tiragem de mil moedas de cerâmica. Um objeto que introduz uma dinâmica social atípica como ação performática. Do tupi, Moitará é a ocasião em que tribos diferentes acampam no mesmo local. É um ritual de troca de artefatos ligados à especialização manufatureira, realizado entre os índios de diferentes etnias.

Os atos da troca nesses acontecimentos não se limitam ao índice comercial: cada tribo, consciente de sua individualidade e seu valor enquanto etnia coloca seus objetos à circulação. Tais ações contribuem efetivamente para a valorização de cada cultura em particular e para a manutenção dos valores básicos comuns a todas as tribos, garantindo relações pacíficas e cíclicas entre as diferentes identidades culturais.

As peças são numeradas e trocadas por outros objetos, ações, idéias, textos, trabalhos, sonhos ou delírios. Para o grupo, é criado um acervo de trocas, organizado no blog http://moitara.wordpress.com

Para o participante fica a administração pulverizada deste objeto.

principais eventos

2008

2009

2010

2011

2015

International Festival for Emerging Artists, IFEA. Theatre Royal Stratford East (Londres)

Verbo, galeria Vermelho (São Paulo)

Barracão Maravilha (Rio de Janeiro) Um ano de Moitará

SPA das artes (Recife)

Circuito Sesc de Artes (várias cidades, SP)

Encruzilhada, EAV Parque Lage (Rio de Janeiro)

bottom of page